Spiritualdom

 

ALIANÇA FILOSÓFICO-RELIGIOSA E ESPIRITUALISTA

DO BRASIL E NOVO MUNDO

 

CARÁTER

A Aliança de todas as religiões, fraternidades, filosofias e crenças constituirá uma Federação mista, assim como um movimento nacional e mundial da Humanidade Unida, com as características de uma Irmandade, Cooperativa e Comunidade de pessoas e organizações de diferentes religiões e filosofias, sem deter-se em distinções insubstanciais de raça, credo ou nacionalidade, já que não praticará nenhuma classe de discriminação racial, social ou nacional e promoverá muito acima de tudo a dignificação do homem.

 FINALIDADES E ATIVIDADES

 A Aliança Filosófica, Religiosa e Espiritualista do Brasil e Novo Mundo será, sobretudo, uma entidade humanista, cultural e espiritual, sem finalidades sectárias, doutrinárias, dogmáticas nem ritualistas, como tampouco mercantis, políticas ou ideológicas. Não poderá, por motivo algum, participar de nenhuma classe de POLÍTICA, COMÉRCIO, DOGMATISMO ou SECTARISMO, já que sua finalidade única consistirá em unir os homens e não em dividi-los, e em dignificá-los em vez de explorá-los.

As atividades da Aliança serão basicamente educacionais, para erradicar a ignorância e a superstição; HUMANISTAS, a fim de promover e realizar a reabilitação e a diginificação integral, permanente, do homem, e, enfim, ESPIRITUAIS, por seu idealismo transcendente, que procurará fazer prevalecer sempre os valores e os princípios do Espírito, os únicos que são deveras eternos.

A Aliança será, de fato, uma ação reabilitadora de todos os Cidadãos do Mundo Livre, e procurará fazer de todos os homens Irmãos e Amigos genuínos, ao romper as barreiras fictícias dos dogmatismos, das ortodoxias e dos sectarismos, que nada têm de verdadeiramente religioso ou sequer de humano, de moral e de espiritual.

As funções distintivas dessa organização esclarecidada de autêntiucos sábios, educadores, professores de idealismo humanista e guias espirituais são:

 1. Educação Integral

2. Ampla Cultura Gratuita

3. Promoção da Amizade Mundial e a Cooperação Humanista entre todas as nações.

4. Cooperação planificada Inter-religiosa e Inter-confessional.

5. Promover a Meditação e a Oração coletivamente em todo o país e em todo o mundo para finalidades de mútuo benefício entre todos os participantes, sejam de qualquer crença, raça, nacionalidade ou classe social que forem.

6. Revelar as essências de todas as religiões, fraternidades e filosofias, mediante adequadas fitas cinematográficas pra televisão e fitas eltromagnéticas ad hoc.

7. Promover até suas últimas consequências a investigação Parapsicológica, e difundir os descobrimentos.

8. Procurar a erradicação da charlatanice mística, da impostura metafísica, e da exploração da ignorância humana por todos os meios possíveis, até pela via judicial.

9. Cooperar com as autoridades legais de todos os países para a erradicação de todos os vícios, da imoralidade, do crime, da injustiça social, das extralimitações legais, e desse crime abominável de lesa-humanidade, que é a guerra.

10. Informar a todo o mundo, mediante um Serviço de Imprensa adequado, sobre o verdadeiro sentido dos acontecimentos assim como sobre o caráter das pessoas.

11. Manter uma Cruzada Mundial de Amor e Boa Vontade.

12. Levar a cabo Grandes Assembléias de afiliados assim como de organizações convidadas, produzindo o Congresso Permanente da Humanidade.

13. Fomentar o estabelecimento de uma Corte Mundial de Justiça da Humanidade, sobre a base da Regra de Ouro de todas as Religiões e Filosofias, e também um Conselho Internacional de Mediação e Conciliação.

14. Fomentar um serviço nacional e mundial de Crédito Mútuo com fins de reabilitação, ajuda e proteção para todos os participantes, sempre que seja possível e de acordo com as leis de cada país.

15. Reclamar o direito de assistência plena e de absoluta proteção de todos os refugiados, perseguidos, desafortunados, e vítimas quer seja da opresssão política, da intolerância religiosa ou da discriminação racial, demandando das Nações Unidas ou de todas as nações em particular este direito humaníssimo e espiritual por excelência.

16. Promover o espírito e a aplicação prática da compreensão cósmica e da cidadania universal do bem, da paz, da equidade e da Irmandade humana, que são as características singulares da nova era.

17. Promover uma síntese de sabedoria ou de ciência da consciência.

18. Estabelecer uma UNIVERSIDADE CIENTÍFICO-ESPIRITUAL a fim de proporcionar Ensinamento GRATUITO a todas aquelas pessoas que possam expressar desejo ou necessidade dele, em qualquer classe de estudos religiosos e filosóficos, incluindo Cura, Parapsicologia, Simbologia Sagrada, Cosmologia Hierática, Arte Real, Filosofia Transcendental, Arte Sagrado, Maçonaria Esotérica, Rosacruz Esotérica, Ioga Integral Científica, Introdução Prática aos Mistérios da Vida, Cosmocracia, Profetismo e Numerologia Arcaica etc. etc.

19. Publicar um Periórdico Oficial Espiritual, Filosófico, Religioso,Científico, Fraternal e Humanista, em vários idiomas, para a melhor difusão e proteção dos genuínos princípios e interesses das organizações aderentes à Aliança em todo o país e  também no mundo. E, sobretudo,

20. Desenvolver e por em prática um modo de vida simples, natural, moral, nobre e edificante de Irmandade-Cooperativa-Comunidade Mundial do homem.